domingo, 6 de março de 2016

Exercícios de Sala - Aula 4

1> Calcule o trabalho de uma força constante de 12 N, quando seu ponto de aplicação se move 7 m, se o ângulo entre as direções da força e do deslocamento é (a) 0º; (b) 60º; (c) 90º; (d) 145º; (e) 180º.

2> Em 10 de agosto de 1972, um grande meteorito atravessou a atmosfera terrestre sobre o oeste dos EUA e Canadá, como uma pedra que ricocheteia na água. A bola de fogo resultante foi tão forte que pôde ser vista à luz do dia e era mais intensa que o rastro deixado por um meteorito comum. A massa do meteorito era aproximadamente 4x106 kg; sua velocidade era de cerca de 15km/s. Se ele tivesse penetrado a atmosfera verticalmente, teria atingido a superfície da Terra com aproximadamente a mesma velocidade. 
a) Calcule a perda de energia cinética do meteorito (em Joules) que estaria associada com o impacto vertical. 
b) Expresse a energia como um múltiplo da energia de explosivo de 1 megaton de TNT, que é de 4,2x1015 J. 
 c) A energia associada com a explosão da bomba atômica sobre Hiroshima era equivalente a 13 quilotons de TNT. A quantas bombas de Hiroshima o impacto do meteorito seria equivalente?

3> Em uma corrida, um pai tem metade da energia cinética do filho, que tem metade da massa do pai. Aumentando sua velocidade em 1,0 m/s, o pai passa a ter a mesma energia cinética do filho. Quais são as velocidades escalares iniciais (a) do pai e (b) do filho?

4> Um bloco de 5,0 kg se move em uma linha reta sobre uma superfície horizontal sem atrito sob a influência de uma força que varia com a posição, como mostrado na figura abaixo. Que trabalho é realizado pela força quando ele se desloca da origem até x = 8,0 m?

5> Determine o aumento da pressão do fluido em uma seringa quando uma enfermeira aplica uma força de 42,3 N ao pistão da seringa com diâmetro de 1,12 cm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário